Curso de Piano

Esta disciplina, vê-se privilegiada no ensino inicial, através da implementação de um novo programa de estudo que abrange crianças a partir dos 3 anos de idade.

Deste modo, estaremos concretizando o sonho de possibilitar a existência de novas gerações de músicos que tenham um preparo diferenciado, numa feliz tentativa que respeita a personalidade e as necessidades de cada aluno, em favor da concentração e a coordenação motora, da autodisciplina e o sentido da responsabilidade, a memória e o raciocínio lógico... em geral, virtudes que são inerentes ao aprendizado musical, mais que no tocante ao piano, darão bases infalíveis para a formação de um indivíduo que seja capaz de usufruir dos benefícios do grande repertório, sem menosprezar a importância da criatividade interpretativa em comunhão com os fundamentos da técnica pianística...

O Piano Forte é um instrumento de transcendental importância na Historia da Música, principalmente por sua capacidade polifônica, ou seja, de reproduzir vários sons simultaneamente. Por isso, é importante mencionar que os compositores mais relevantes, desde o Alto Barroco em diante, o acolheram, criando para sí inúmeras obras, seja por sua capacidade harmônica, que o tornou uma irrefutável ferramenta, como também por suas possibilidades interpretativas. Com quase dois séculos de existência, o Piano Forte, denominado assim por sua capacidade de diferenciar intensidades mediante o controle do peso e da força do dedo sob tecla, foi ganhando espaço embora existisse na época outros instrumentos de teclado, como o cravo e o órgão de tubos.

O objetivo principal do curso jaze no domínio e controle do instrumento, possível unicamente, mediante o aprendizado de técnicas, em proveito das possibilidades sonoras e do vasto repertório do instrumento.

Estimula-se e orienta-se, o desenvolvimento da criatividade interpretativa, tanto no repertório programado, ideado como implacável caminho ao virtuosismo, como também no repertório de interesse de cada postulante em particular.




Voltar para a página anterior

Piano