Carlos César Oliveira

Professor de Violão e Guitarra

Nascido em São Paulo no ano de 1973. Iniciou seus estudos de violão aos 9 anos com o professor Sergio Leite. Aos 13 anos ingressou no Conservatório de Música Guiomar Novaes (São Paulo), estudando com o professor Ademar Carrilho. Aos 16 anos, participou de diversos grupos vocais, dentre eles a Banda Stauros, com um repertório segmentário, viajando por todo o país. Foi eleito como melhor vocalista do gênero no ano de 2001.

Estudou com o professor Pascoal Meivelles, Prática de Conjunto (autores contemporâneos); com a professora Bia Paes Leme Contraponto à Duas Vozes, Solfejo e Percepção Musical a nível avançado; com a professora Clara Sandroni Interpretação de canção popular, e estudou canto com Denise Sartori.

Professor de técnica vocal e canto coral, dentre eles coral Assembléia de Deus (Matriz), trabalho realizado com o maestro Célio.

Entrevista



1. Qual seu primeiro contato com a música?
R: Meu primeiro contato com a música foi no nascimento após receber umas palmadas do pediatra, chorei em Mib, ultrapassando bastante um Dó desejado.

2. Em qual momento da sua vida você decidiu ser musicista?
R: Desde sempre, lembro que desde pequeno me impressionava com os músicos e suas habilidades, comecei a estudar com 9 anos.

3. Como a família reagiu ao saber que você seguiria carreira musical?
R: Reagiram muito bem, me trazia prazer, alegria, associados ao ganho e sustentação financeira.

4. Qual foi o primeiro instrumento que você aprendeu a tocar? E quantos você hoje em dia toca?
R: Foi o violão, mas... sou metido também em ousar na guitarra, baixo e teclado.

5. Qual é sua especialidade musical?
R: Violão e Técnica Vocal (especialista em voz).

6. Quais seus compositores favoritos?
R: Essa é a pergunta mais difícil e ao mesmo tempo menos complexa. As pessoas por talvez eu estar envolvido diretamente com a música no ensino, me perguntam, qual música ,artista ou banda você mais gosta? E minha resposta: Existem dois tipos de música, a música boa e a música ruim, dentro de todos os ritmos e estilos existem esses dois gêneros.

7. Quais seus planos para o futuro?
R: Tentar ouvir o máximo possível de músicas boas, e compor também.

8. Você compõe música?
R: Sim, e adoro fazer isso.

9. Você usa de alguma inspiração que não esta relacionada a musica para compor?
R: Sim , normalmente o que vivenciei, aí materializo isso em notas musicais.

10. Alguma mensagem para os músicos que estão começando agora?
R: Se for uma paixão e tiver aptidão para isso, não desanime, não escute comentários negativos que músico não é profissão, faça as coisas com excelência, dê o melhor, não use métodos, cada pessoa é única, se adapte a ela, controle suas emoções, planeje, tenha o pé no chão. E que fique bem claro que você nunca será o melhor... Seja transparente quando não souber resolver o assunto. Tenho certeza que será feliz. Boa sorte.


Voltar para a página anterior

Profº Carlos César Oliveira