Maria Eduarda dos Santos

Professora de Canto

Natural de Camboriú SC, iniciou seus estudos musicais aos 15 anos de idade com foco em música popular brasileira, tendo aperfeiçoado seus estudos musicais no curso de violão e canto, na Escola de Música Harmonia.

Atualmente trabalha com grupos de música e projetos sociais em Camboriú, Itajaí e região, bacharelando em música pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), busca o conhecimento como forma essencial de aprendizado e ensinamento para o bom desenvolvimento do ensino musical.

Entrevista



1. Qual seu primeiro contato com a música?
R: Desde muito cedo. Meu pai sempre escutou muita música em casa e sempre me dava brinquedos que eram relacionados à isso, me lembro de um deles que era um microfone rosa que tinha botões os quais eu apertava e tocava música, e eu já ficava cantando nele, depois evoluiu para o karaokê em que ele cantava comigo, rsrs.

2. Em qual momento da sua vida você decidiu ser musicista?
R: Comecei a estudar música mais a sério na adolescência e desde então não parei, mas o momento que decidi ser musicista foi por volta dos 19 anos, quando cursava a faculdade de psicologia e vi que não era a carreira que queria seguir, pois nessa época eu já trabalhava com música, então decidi ali que queria aprofundar meus estudos na música e seguir fazendo isso.

3. Como a família reagiu ao saber que você seguiria carreira musical?
R: Minha mãe sempre me incentivou a fazer o que queria sempre me disseram pra escolher o que fosse melhor pra mim, alguns familiares acharam loucura eu trancar uma faculdade que estava na metade para seguir com a música. Mas a decisão já estava tomada, ninguém me impediria! rsrs

4. Qual foi o primeiro instrumento que você aprendeu a tocar? E quantos você hoje em dia toca?
R: O primeiro instrumento que aprendi a tocar foi esse instrumento lindo que é a voz, cantava desde criança, mesmo que de brincadeira. Aos 16 comecei a estudar violão e toco até hoje, principalmente para me acompanhar.

5. Qual é sua especialidade musical?
R: Técnica vocal.

6. Quais seus compositores/artistas favoritos?
R: Tenho um carinho imenso por Renato Russo que foi o artista que trazia respostas para as minhas perguntas na adolescência, sempre o admirei principalmente pelas letras das músicas e toda a filosofia que havia nelas, Cássia Eller também fez parte da minha adolescência, eu gostava da personalidade dela, da voz, e principalmente da emoção que me passava ao escutar. Hoje em dia diria que minha artista favorita é Joyce Moreno, que é uma compositora, intérprete, cantora e violonista maravilhosa, vale à pena conhecer.

7. Você compõe música?
R: Fiz uma música apenas, que foi para minha irmã, porém escrevia bastante poemas. Ainda pretendo melhorar e me dedicar à composição.

8. Você usa de alguma inspiração que não esta relacionada a musica para compor?
R: Gosto muito de escrever, então sempre que penso em compor, penso na poesia também.

9. Quais seus planos para o futuro?
R: Seguir a carreira musical, estudando cada vez mais e conhecendo melhor nossa música brasileira, nossa cultura e também outras.

10. Alguma mensagem para os músicos que estão começando agora?
R: Procure músicos que o motivem. Se é música que você ama, siga por esse caminho, que com certeza não é fácil, mas é lindo. Em muitos momentos sentimos que deveríamos saber mais, ou que não somos bons o suficiente, mas cada pessoa tem o seu tempo, e isso deve ser respeitado. Siga no seu tempo, estude, e acredite no seu potencial!


Voltar para a página anterior

Profª Maria Eduarda dos Santos