Roger Bernardi

Professor de Violino e Viola

Natural de Santa Catarina o Sr. Bernardi é músico freelancer residente em Itapema, SC. Desde 2014, quando voltou ao Brasil, o Sr. Bernardi mantem uma vida bastante ativa como músico, professor (de música e Inglês) e consultor de operações internacionais. O Sr. Bernardi tem enriquecido as atividades musicais e culturais na região introduzindo a musica clássica instrumental de cordas em muitas das atividades da região.

O Sr. Bernardi começou sua educação musical como aluno de violino do projeto espiral de Florianópolis, também foi aluno da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) no curso de Educação Artística com habilitação em musica onde mais tarde transferiu para Faculdade Santa Marcelina em São Paulo onde se formou. Em 1996 ele foi para Columbia, capital do estado da Carolina do Sul nos Estados Unidos, para se aperfeiçoar em inglês e também continuar a sua educação entrando no curso de mestrado (violino) na USC (University of South Carolina) e mais tarde iniciou o doutorado na FSU (Florida State University) em Tallahassee, Florida.

Principais professores de violino e viola:
  • Violino – Eliot Chapo (USA), Nancy Bargerstock (USA), John Bauer (USA), Ayrton Pinto (BR), Alberto Jaffet (BR), Luis Soler (BR) e Leopold Kolbach (BR).
  • Viola – Pamela Ryan (USA) e Scott Rawls (USA).

  • Masterclasses:
  • Aaron Rosand (USA), Gerald Rubenstein (USA), Leonard Felberg (USA), Fredi Gerlin (BR) e Amilcar Carfi (BR).

  • No Brasil, foi o idealizador e criador da Camerata Arcos, extinta orquestra de câmara profissional de Florianópolis que abriu caminho para muitos músicos que estão agora atuando profissionalmente no Brasil e no mundo. Foi bolsista dos mais importantes festivais de musica no Brasil. Fez Curso de Regência com Maestro Ernani Aguiar do Rio de Janeiro. Também ensinou e executou extensivamente como músico recitalista, camerista, e em diversas formações orquestrais em diversos estados brasileiros. Participou de dezenas de gravações para TV, discos e CDs, incluindo participando das gravações do famoso Projeto Arranjadores como músico da Orquestra Experimental de Repertorio em São Paulo.

    Nos Estados Unidos trabalhou como músico freelancer e também como membro efetivo de diversos grupos sinfônicos e câmara de alta qualidade, incluindo também, grupos de opera e musica de teatro. Teve a oportunidade de conhecer e colaborar com alguns dos mais renomados artistas do mundo da musica, tanto na erudita como na popular. Destacando-se: Zuill Bailey, Lou Rawls , Arturo Sandoval, Johnny Mathis, Midori Gotō, Itzhak Perlman, Marcus Roberts, Elmar Oliveira, Della Reese, Antonio Meneses, Aaron Rosand e etc. Também trabalhou como professor, maestro e empresario. Muito dos alunos do Sr Bernardi foram aceitos em varias importantes situações educativas e profissionais nos Estados Unidos.

    Senhor Bernardi tem como hobby a leitura, caminhar com seus cachorros pela praia (na calçada), colecionar e beber bons vinhos, mixologia (barman) e cozinha Internacional.





    Voltar para a página anterior

    Profº Roger Bernardi