Cibele Torquato

Professora de Técnica Vocal

A Profª Cibele Torquato iniciou seus estudos de música com os cursos de piano e teoria musical aos 11 anos no Conservatório Musical Mozart, sob os cuidados de Olga e Sidney Molina. Em 1993, com 16 anos, começou a cantar no Coral da Escola Desenvolvimento, também como solista, sob regência de Josefina Ferraz. Em 1995 concluiu o curso de Magistério, e depois disso, em 1997, iniciou suas aulas de Canto Lirico na EMESP, com a professora Lenice Priolli. Também nesse ano, ingressou no Instituto de Artes – UNESP, onde fez um ano do curso de Composição e Regência, e participou do 28º Festival de Inverno de Campos do Jordão, cantando no madrigal regido pelo maestro argentino Nestor Zadoff. Estudou canto também no Conservatório Dramático Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí, com a professora Angelina Ragazzi, e na Escola Municipal de Música, com o professor Carlos Vial.
Concluiu seus estudos acadêmicos em música/canto lírico na Uni FMU – FAAM aos cuidados do professor Carmo Barbosa, onde também teve aulas de Estúdio Ópera com o professor Abel Rocha, e Iniciação à s Artes Cênicas – criação de personagens – com o professor Iacov Hillel. Em 2016, cursou um semestre das disciplinas: Sound Design/Projeto de Som – A Construção da Trilha Sonora no Cinema Narrativo Ficcional (ECA – USP), e Expressão Vocal no Canto Coral – Fundamentos Teóricos e Práticos (UNESP), como aluna especial.
Atualmente estuda Filosofia na Organização Nova Acrópole, e prossegue seus estudos de canto com o cantor e fonoaudiólogo Walter Chamun.


Em 1996 entrou no Coral do Estado de São Paulo, sob regência do maestro José Ferraz de Toledo, onde permaneceu durante três anos. No ano 2000, foi integrante do Coral Da Boca Pra Fora, sob regência do maestro Cadmo Fausto, em Tatuí, cantando também como solista. Em 2004, participou do treinamento vocal de uma jovem atriz para o filme Querô no qual também teve uma pequena participação. Entre os anos de 2006 e 2012, cantou no Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob regência de Naomi Munakata. Em 2015 participou do Projeto Canta São Paulo, cujo objetivo era formar coros nas Escolas Municipais junto com os professores da rede. Já cantou em vários recitais, ó peras e casamentos, além de ministrar sobre voz e canto em diversas ocasiões. De 1999 até os dias de hoje, atua no cenário musical de forma bastante ampla, trabalhando com preparaçã̃o vocal, regendo coros, lecionando canto (individual e em grupo), piano, teoria e percepção musical. Também desenvolve trabalhos audiovisuais com foco em música.





Voltar para a página anterior

Profª Cibele