Maria Eduarda dos Santos
Professora de Canto

Atualmente trabalha com grupos de música e projetos sociais em Camboriú, Itajaí e região, bacharelando em música pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), busca o conhecimento como forma essencial de aprendizado e ensinamento para o bom desenvolvimento do ensino musical.

Entrevista
1. Qual seu primeiro contato com a música?
R: Desde muito cedo. Meu pai sempre escutou muita música em casa e sempre me dava brinquedos que eram relacionados à isso, me lembro de um deles que era um microfone rosa que tinha botões os quais eu apertava e tocava música, e eu já ficava cantando nele, depois evoluiu para o karaokê em que ele cantava comigo, rsrs.
2. Em qual momento da sua vida você decidiu ser musicista?
R: Comecei a estudar música mais a sério na adolescência e desde então não parei, mas o momento que decidi ser musicista foi por volta dos 19 anos, quando cursava a faculdade de psicologia e vi que não era a carreira que queria seguir, pois nessa época eu já trabalhava com música, então decidi ali que queria aprofundar meus estudos na música e seguir fazendo isso.
3. Como a família reagiu ao saber que você seguiria carreira musical?
R: Minha mãe sempre me incentivou a fazer o que queria sempre me disseram pra escolher o que fosse melhor pra mim, alguns familiares acharam loucura eu trancar uma faculdade que estava na metade para seguir com a música. Mas a decisão já estava tomada, ninguém me impediria! rsrs
4. Qual foi o primeiro instrumento que você aprendeu a tocar? E quantos você hoje em dia toca?
R: O primeiro instrumento que aprendi a tocar foi esse instrumento lindo que é a voz, cantava desde criança, mesmo que de brincadeira. Aos 16 comecei a estudar violão e toco até hoje, principalmente para me acompanhar.
5. Qual é sua especialidade musical?
R: Técnica vocal.
6. Quais seus compositores/artistas favoritos?
R: Tenho um carinho imenso por Renato Russo que foi o artista que trazia respostas para as minhas perguntas na adolescência, sempre o admirei principalmente pelas letras das músicas e toda a filosofia que havia nelas, Cássia Eller também fez parte da minha adolescência, eu gostava da personalidade dela, da voz, e principalmente da emoção que me passava ao escutar. Hoje em dia diria que minha artista favorita é Joyce Moreno, que é uma compositora, intérprete, cantora e violonista maravilhosa, vale à pena conhecer.
7. Você compõe música?
R: Fiz uma música apenas, que foi para minha irmã, porém escrevia bastante poemas. Ainda pretendo melhorar e me dedicar à composição.
8. Você usa de alguma inspiração que não esta relacionada a musica para compor?
R: Gosto muito de escrever, então sempre que penso em compor, penso na poesia também.
9. Quais seus planos para o futuro?
R: Seguir a carreira musical, estudando cada vez mais e conhecendo melhor nossa música brasileira, nossa cultura e também outras.
10. Alguma mensagem para os músicos que estão começando agora?
R: Procure músicos que o motivem. Se é música que você ama, siga por esse caminho, que com certeza não é fácil, mas é lindo. Em muitos momentos sentimos que deveríamos saber mais, ou que não somos bons o suficiente, mas cada pessoa tem o seu tempo, e isso deve ser respeitado. Siga no seu tempo, estude, e acredite no seu potencial!

Outros Professores:
